Quarta-feira, 9 de Novembro de 2011

A Responsabilidade dos Membros das Equipas Federadas

Aquilo que me trás aqui diz respeito principalmente à equipa de JUVENIS.

O Assunto:

Constata-se que raramente estão presentes nos treinos a totalidade dos jogadores que constituem o plantel. Este comportamento está de tal modo instituído que só ontem (3ª Feira dia 08/11/2011) estiveram pela primeira vez no mesmo treino todos os elementos da equipa.

Este problema tem sido recorrente ao longo do tempo, tendo eu assistido a situações destas em vários dos planteis que tenho acompanhado mais de perto, desde o início das equipas federadas do CIF. Posso mesmo dizer que só houve um plantel (o de há três anos atrás) em que esta questão não se colocou. Coincidência ou não foi o ano em que se obteve a melhor classificação.

Acontece que no treino da 6ªFeira essas faltas atingem normalmente o seu auge. A noite chama e os compromissos deitam-se para trás das costas. Talvez seja altura de os faltosos considerarem fazer parte de uma equipa de baile, assim a festa é garantida e já vem incluída no "pack" !

O Problema:

Que fique desde já claro que o que está aqui em causa não é uma prioridade da Equipa sobre as obrigações escolares de cada um. Essas obrigações são plenamente prioritárias e não podem ser colocadas em causa pela participação dos nossos filhos numa actividade extra curricular.

Agora também é um facto que:

  • Quer os Encarregados de Educação quer os Jogadores tinham perfeita consciência da carga horária subjacente à inscrição na equipa e consequente participação nos treinos e jogos.
  • Que a grande maioria senão a totalidade dos Encarregados de Educação quando decidem sobre a inscrição dos seus educandos, não possuem a ambição de possuir em casa uma estrela da bola. Sendo essa decisão fundada na importância que a prática federada de uma modalidade colectiva pode ter na educação e saúde dos rapazes.
  • Que os valores que se podem apreender em resultado dessa participação desportiva de uma forma,  "mais séria" (a responsabilidade perante os outros, o espírito de equipa, a autoconfiança, o companheirismo entre outros) são fundamentais para que os nossos filhos estejam mais bem preparados. 
  • Que sobretudo os Jogadores fazendo parte de uma EQUIPA assumem no momento da inscrição um compromisso para com o clube, equipa técnica e sobretudo perante os colegas de equipa. Esse compromisso para com a equipa está em vigor durante toda a época e não durante 80 Minutos por semana. 
  • Os jogadores faltosos podem ter a certeza que quando faltam sem motivo de força maior a um treino ou a um jogo estão a desrespeitar os seus Colegas, a Equipa Técnica e o Clube. Podem ter a certeza que os outros todos que não faltam a um treino e a um jogo, também recebem solicitações e podem arranjar programas que sejam mais agradáveis do que ir treinar à chuva.
  • Embora pareça, não estamos a falar de "catraios". Os Jogadores desta equipa já tinham obrigação quer pela sua idade quer (na maior parte dos casos) pela sua experiência desportiva anterior, de ter o que acima foi escrito bem claro nas suas cabeças.
  • Fazer parte de uma equipa federada não é o mesmo que ter um grupo de amigos no café, onde a obrigação de comparência depende da série de TV que dá nessa noite, ou de haver ou não festa em algum lugar. Meus caros, pertencer a uma equipa é um compromisso. Os compromissos trazem obrigações. As obrigações nem sempre são a coisas que mais apetecem fazer.  
A Solução

Sempre que cada um de vós tiver que faltar a um compromisso, deve sentir-se obrigado a justificar perante os restantes membros da equipa o motivo dessa falta. Deve saber aceitar as consequências dessa falta e sobretudo deve evitar que a situação se volte a verificar.

É importantíssimo que todos os envolvidos estejam bem informados sobre qual o nível de comprometimento de cada um de vós (Jogadores) para com a equipa. Poderão caso o desejem deixar aqui a vossa visão sobre este assunto, são sempre bem vindas.


  

10 comentários:

Luis 10 de Novembro de 2011 23:37  

Boa noite
Em primeiro lugar quero relembrar que nao escrevo aqui este comentario como adepto mas sim como jogador do clube, de uma forma construtiva e sem querer ferir ninguem.
Nao estou inteiramente de acordo com a critica feita pelos adeptos a nossa equipa. Passo a exemplificar: embora concorde que o compromisso com o clube tem de ser levado a serio e como tal tem de haver assiduidade, tanto nos treinos como nos jogos, penso que existem situacoes em que nao permitem a presenca do atleta. Como foi aqui referido ninguem ambiciona ser ser uma "estrela da bola" e se estamos no CIF e precisamente pela flexibilidade da equipa tecnica em dispensar nos de certos treinos (pelo menos no meu caso particular). A disponibildade da equipa tecnica (e aproveito desde ja para felicitar o desempenho dos treinadores) nao e encarada pelos jogadores como desculpa para faltar aos treinos porque "esta a chover". Na referida cronica existem comentarios sobre a vida nocturna de certos elementos do grupo. Gostaria de expressar o meu descontentamento pela forma como foram apresentados: "Talvez seja altura de os faltosos considerarem fazer parte de uma equipa de baile, assim a festa é garantida e já vem incluída no "pack", com expressoes que me incomodaram, pois sendo eu um dos elementos que sai a noite, nunca pus acima do clube nenhum interesse pessoal, treinando sempre com a mesma vontade e o mesmo empenho. Ainda gostaria de relembrar que a pratica dos castigos quando um atleta falta a um treino so esta ao nivel de equipa que militam na primeira e segunda divisoes nacionais. Esses clubes, com uma capacidade bem superior a do CIF tem varias opcoes para o mesmo lugar.
Agora na minha posicao de adepto gostaria de pedir a massa associativa que se questione quanto ao objectivo da nossa epoca. Rotatividade ou ganhar? O entrosamento de certos jogadores e devido a varias semanas de treino conjunto e nao apenas a um treino. Logo os processos sao mais bem assimilados e a probabilidade de vencermos sera maior.
Finalmente e na sequencia de um assunto tratado no treino, gostaria de relembrar que o NOSSO capitao foi escolhido pelo treinador, mas tem todo o apoio da equipa e portanto peco que nao questionem a sua posicao e que nao haja mais criticas em relacao a sua escolha pois sendo eu um atleta federado e que conhece bem a casa (fruto da minha passagem anterior) posso sem qualquer duvida afirmar que o Paixao tem todo o meu apoio e nao vejo ninguem em melhor posicao para assumir a bracadeira.
Peco tambem que nunca questionem o trabalho do treinador pois tem a nossa total confianca.
Por fim quero relembrar que nao pretendo ferir sensibilidades, apenas expressar a minha opiniao sincera.
Luis Montellano

Miguel Poiares 11 de Novembro de 2011 00:42  

1º Saúdo a frontalidade de deixares aqui a tua opinião. No que me diz respeito não feriste susceptibilidades nenhumas.

2º Concordo contigo existem situações que justificam a ausência, mas não estamos a falar das "faltas justificadas" falamos sim das "injustificadas". O texto original não refere ninguém em particular, o que é referido é para todos, não se pretende individualizar. A questão é sobre os compromissos e as prioridades, o facto de os compromissos implicarem obrigações e de muitas vezes essas não serem a coisa que mais apetece fazer. Quando refiro o grupo de baile é nesse âmbito; definição das prioridades.

3º Podes ter a certeza, que um grupo coeso e empenhado faz toda a diferença. E para que exista coesão e empenho todos tem que remar na mesma direcção e sobretudo saber com o que podem contar da parte de cada um dos elementos da equipa.

armindo 12 de Novembro de 2011 13:06  

olá a todos,penso que os atletas das equipas federadas, sejam de que clube for, devem encarar esta atividade como a 2ª a nivel de prioridades. Caso contrario dedidiquem-se ás atividades que consideram mais importantes. Quanto à opinião do Luis, e peço imensa desculpa, são tudo "tretas".Nunca ninguem pôs em causa a competencia da equipa tecnica( antes pelo contrário)e em relação ao capitão de equipa não conheço a personagem mas se faltou a um treino à 6ª feira de certeza que não foi para estudar mas talvez para encontrar lugar no tal grupo de dança. Em relação aos estudos, há tempo para tudo se o tempo for bem coordenado e se o futebol for encarado como uma 2ª prioridade. Nós já tivemos a vossa idade e temos filhos da vossa idade e sabemos do que estamos a falar. Até porque aqueles que fazem um esforço para não faltar aos treinos tambem têm testes,festas e namoradas e merecem ser premiados nesta atividade por cumprirem.Conheço a realidade de muitos clubes e com a mentalidade aqui demonstrada pelo Luis, estes meninos nem sequer "calçavam" independentemente da sua qualidade

Francisco Xavier Fonseca 12 de Novembro de 2011 21:49  

Independentemente da amizade, companheirismo e de tudo mais,sem vergonhas nem medos (que acho que é por estas razoes que muitos jogadores não dizem o que sentem) eu apoio tudo o que o montellano disse. Acho que somos uma equipa com bastantes capacidades e grande companheirismo e não sei como, parece que o mau ambiente está a conseguir entrar na equipa. Como sub-capitão desta equipa, é a última coisa que quero e vou fazer de tudo para que isso não aconteça. Quero relembrar que foi a primeira vez que faltei a um treino numa sexta para ir para uma festa, e parecendo que não posso quase jurar que "os miúdos da equipa de baile" damos tudo pelo cif e temos um grande amor á camisola. E mais uma vez, peço que não "critiquem" o nosso capitão, pois fomos nos que o escolhemos e temos a certeza absoluta que vai fazer o seu papel lindamente. Espero que ninguem me leve a mal, apenas dei a minha opinião com sinceridade, como foi pedido.
Francisco Fonseca

Anónimo 13 de Novembro de 2011 01:09  

Queria apenas relembrar que este blog e um espaco comum a todos os adeptos, jogadores e qualquer tipo de apoiante que aqui queira deixar as suas impressoes sobre as equipas federadas do CIF. Essas criticas no meu entender devem ser feitas de modo construtivo que foi o que eu sempre tentei demonstrar. Ora tendo eu expressado a minha opiniao em relacao a uma cronica feita pelo pai de um jogador da nossa equipa acho incorrecto que esta seja tratada de tretas. como ja estive num clube maior que o CIF, o atletico clube de portugal posso afirmar que a pratica desses castigos so pode mesmo ser realizada em equipas bem superiores (o atletico A que jogava na divisao de honra nunca substituia jogadores "chave" apenas porque estes faltaram a um treino). Estando isto esclarecido queria apenas dizer que:
1. Nunca disse nada sobre o questionamento da equipa tecnica. Sendo isto um comentario dos juvenis e tendo as criticas sendo feitas a nossa equipa pela direcao quis apenas expressar o descontentamento por a escolha do capitao estar a ser posta em causa.
2. O Capitao, e nao a personagem tem o total apoio e se me e permitido dizer e dos que mais se esforca em todos os treinos, jogos, reunioes e reune o apoio de todos os membros da equipa. E, pelo menos no meu caso, nao vai perder o respeito desta por ter demonstrado uma honestidade louvavel ao dizer que se ia ausentar do treino para ir a golega pedindo desculpa a todos e aceitando todas as consequencias.
3. Em relacao aos estudos. Ha sextas feiras em que e mesmo impossivel por razoes escolares e nao penso que digam respeito a ninguem a nao ser a equipa tecnica e aos membros da equipa. Mas como ja referi existem alturas e os treinadores foram previamente advertidos.
3. A minha mentalidade e de ganhar mais nada, nao olho a rotatividade ou deixar todos jogarem, jogam os que estiverem mais bem preparados e que derem tudo por tudo, e pelo menos ate agora os treinadores nao tem demonstrado estarem descontentes com ela mas no momento em que alguem estiver serei o primeiro a analisar o problema e fazer de tudo para a mudar. Meus caros eu vim para o CIF para ganhar e se tiver de ficar no banco porque outro colega esta mais bem preparado que eu ficarei, sem problemas apenas vendo isso como um incentivo para melhorar e me aplicar mais nos treinos.
4. Concordo com o Fonseca e nao tendo eu nenhum papel de capitao na equipa nao quero que o mau ambiente se instale no balneario por isso convido qualquer jogador que esteja descontente com a situacao e que nao concorde com o que aqui foi dito a nao se esconder e dizer porque meus amigos e a falar que vamos melhorar que e resolver os nossos problemas e tornar o CIF uma equipa melhor!
Boa noite e obrigado
L. Montellano

Pedro Canto e Castro 13 de Novembro de 2011 12:55  

Meus caros, em primeiro lugar a minha declaração de interesses. O Montelhano é como se fosse meu filho pois conheço-o e acarinho-o desde o dia em k levou a primeira palmada no rabo para abrir as goelas... Vamos aos factos: na vossa idade as tentações são mais que muitas e, eu mesmo, passei por elas tendo feito, na minha opinião, a escolha errada pois optei pela borga em vez do desporto federado (remo, ténis e natação). O que foi dito e subscrevo é que não pode continuar a acontecer a balda sistemática que tem sido patente nessa (e outras) equipa. A opção por praticar desporto federado é individual e, quando tomada concientemente, passa a implicar um compromisso e sacrifícios em prol do grupo. Ninguém atacou os jogadores ou equipa técnica. Um jogador que falta por causa de um teste tem um motivo valido e, na minha opinião, nem deve ser penalizado. Já quem vai para a borga, seja em véspera de jogo ou faltando a um treino, deve-o ser pois isso representou falta de respeito pela restante equipa. Por isso Luisinho (esta é pra te encavacar...), discordes ou n, essa é a realidade e tudo o mais que digam é paisagem.... Concentram-se mas é em subir que qualidade existe a rodos.... Saudações cifistas Pedro Canto e Castr

Anónimo 13 de Novembro de 2011 14:09  

Tio, para comecar e MonteLLano com dois LL. Penso que ao fim de tantos anos ja devia saber! Em relacao as criticas ninguem discorda, delas no entanto desagrada nos muito a forma como foram expressas. Cada um tem a sua opiniao e cabe ao treinador escolher a equipa.
L.Montellano

Pedro Canto e Castro 13 de Novembro de 2011 18:29  

Luisinho vem antes do apelido com ll ;-) (desculpa o lapso) e meu amigo, todos podem ter opiniões e expressar-las melhor ou pior... O tema aqui debatido é "quente", "recorrente" e "pertinente", acima de tudo porque o problema existe e esta a vista. Os pais fazem parte do grupo de trabalho e tb n gostam de ver o seu esforço reconhecido. Procurem ser mais responsáveis. É só o k se pede. Força cif.... Show no mercy

armindo 13 de Novembro de 2011 18:54  

Grande Luis Montellano, eu acompanho diariamente a realidade de um clube (por ex.) que nas camadas jovens é bem maior que o grande Atletico, o Alverca ( tem todos os escalões bem acima do Atletico) e treina-se 4 vezes por semana e não há faltas aos treinos. Tambem não gostaria de ser muito mauzinho, mas foste tu que quiseste trazer para aqui outras realidades: qual será o motivo que levou o Atletico não renovar com os atletas que vieram para o CIF? falta de qualidade não foi porque vocês estão á altura...terão havido outros motivos?

Anónimo 13 de Novembro de 2011 19:09  

existem bastantes outros motivos e estarei mais que interessado em revela los assim como os membros da minha anterior equipa mas nao aqui pois penso que esta cronica ja foi bastante comentada.
L MonteLLano

Equipas 2008 / 2009

Blogger templates made by AllBlogTools.com

Back to TOP